O FILME SEGUNDO MICHAEL PHILLIPS (Chicago Tribune), traduzido e adaptado por João Nuno Coelho
Inspirado na infância do realizador Paul Weiland, particularmente no seu Bar Mitzvah (cerimónia judaica de iniciação), que coincidiu com a final do Campeonato do Mundo de 1966, este filme dos produtores do Diário de Bridget Jones é divertimento garantido.
A história centra-se na família Reubens que vive no Norte de Londres em Julho de 1966. O pai Manny e o seu irmão Jimmy são merceeiros à beira de serem “engolidos” pela abertura de um supermercado na vizinhança, enquanto a mãe Esther vive ocupada com a rebeldia do filho mais velho, Alvie. Tudo isto deixa o nosso jovem protagonista, Bernie, abandonado à sua sorte, em vésperas do seu grande momento: o seu Bar Mitzvah. Mas Bernie vive aterrorizado pela possibilidade (remota, segundo a expectativas da altura) da Selecção Inglesa atingir o jogo da final do campeonato do Mundo disputado em solo inglês. Para ele, sse isso acontecer, o seu grande dia será transformado num pesadelo, os convidados não aparecerão e a sua vida estará arruinada.
A história, baseada em factos reais, alimenta um filme simultaneamente cómico e dramático. Seja qual for a época ou a religião do espectador, este sentirá sempre a identificação com a história e com Bernie. O argumento de Peter Straughan e Bridget O’Connor não é propriamente original mas as interpretações são tão boas que o espectador só questionará alguns aspectos do filme depois de ter saído da sala.
Gregg Sulkin compõe um convicente jovem Bernie e Helena Bonham Carter é exemplar no papel da dedicada esposa Esther, que vive para o marido Manny, interpretado genialmente por Eddie Marsan. Esta é a personagem inesquecível do filme: obsessivo-compulsivo, mas estóico na forma como aceita todas as desgraças que lhe vão sucedendo. Uma interpretação completa, plena de vida e emotividade, que segura toda a película e lhe transmite uma imprevista intensidade.
FICHA TÉCNICA
Dados Gerais
Título Original: Sixty-Six
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Comédia / Drama
Duração: 93 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Realização: Paul Weiland
Produção: Tim Bevan e Richard Curtis
Música original - Joby Talbot
Fotografia - Dan Landin
Montagem: Paul Tothill
Elenco
Helena Bonham Carter ... Esther
Eddie Marsan ... Manny
Gregg Sulkin ... Bernie
Stephen Rea ... Dr. Barrie
Catherine Tate ... Aunt Lila
Stephen Greif ... Mr. Shapiro
Peter Serafinowicz ... Uncle Jimmy
CRÍTICAS
ver críticas
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
ver mais informação, traleirs e fotografias