A OUTRA FINAL - A exibir no dia de 9 Junho

O FILME SEGUNDO LISA NESSELSON (Variety), traduzido e adaptado por João Nuno Coelho

"The Other Final" imortaliza a preparação para a “final alternativa” do Mundial-2002, entre os últimos classificados do ranking da FIFA: o Reino do Butão (nos Himalaias) e a ilha de Montserrat (das Caraíbas).

Extremamente divertido, o documentário ganhou reconhecimento e prémios um pouco por onde foi exibido. Dado que não exige qualquer conhecimento ou interesse anterior sobre futebol esta ode ao desportivismo e camaradagem inter-cultural reúne as condições para agradar a todos.

Quando a Holanda falhou a qualificação para o Mundial-2002 da Coreia/Japão, os publicistas holandeses Johan Kramer e Matthijs de Jongh decidiram pôr em prática uma ideia genial: tratar os últimos como primeiros e responder à questão: “qual é a pior selecção do Mundo?”

De Jongh encarregou-se da organização, criando do nada um evento envolvendo dois países que desconheciam quase por completo a existência um do outro, e Kramer, um veterano da publicidade a fazer a sua estreia em cinema, tratou das filmagens.

Foram enviados faxes sugerindo um jogo sem objectivos financeiros/ comerciais entre dois países que, aparentemente, não tinham nada em comum a não ser o facto de possuírem o número suficiente de habitantes familiarizados com as regras do futebol para formar uma equipa.

Montserrat é uma ilha das Caraíbas com sete vulcões activos, um dos quais varreu do mapa a capital e o único campo de futebol da ilha. A ilha vive quase por completo da ajuda britânica e o críquete é o seu desporto nacional.

O pequeno reino do Butão, a três mil metros de altitude, foi sempre independente na sua história conhecida. Um governante tranquilo assegura que a vida diária é conduzida no sentido de alcançar o máximo índice de ANF: Alto Nível de Felicidade. O desporto nacional é o tiro com arco.

Tão divertido como educativo, “A Outra Final” consegue ser engraçado sem ser paternalista ou jocoso. Por cada demonstração de dignidade surge em compensação uma situação divertida. “Temos 24 balneários, um para cada jogador”, afirma o agente da polícia que treina a Selecção de Montserrat. “Chama-se casa”, acrescenta.

Poucos dias antes do jogo, preparado para poucas centenas de espectadores, na capital do Butão, Thimphu, no dia 30 de Junho – a mesma data da final do Mundial entre a Alemanha e o Brasil, que foi televisionado para biliões de adeptos – as duas equipas perderam os seus treinadores, metade dos jogadores de Montserrat ficaram doentes e não existia ainda um árbitro.

A experiência dos documentaristas na publicidade serve bem os propósitos do filme, já que lançam adequadamente o seu “produto” e depois deixam-no falar por si próprio. No fim, os espectadores saiem da sala com a sensação de que visitaram os dois países em causa, ao mesmo tempo que desfrutaram de um testemunho eficaz sobre a beleza da competição desportiva fora do habitual circo comercial e mediático.



FICHA TÉCNICA


Dados Gerais

Título Original: The other Final

País de Origem: Holanda

Gênero: Documentário

Duração: 78 min.

Ano de Lançamento: 2003

Companhia / Distr.: KesselsKramer (Holanda)/Robot Communications (Japão)/Mercurio Cinematografica (Itália)

Produção - Jacqueline Kouwenberg

Realização - Johan Kramer

Guião - Johan Kramer

Música: Marcel Walvisch

Fotografia: Lex Brand

Montagem: Jono Griffith

Site Oficial: http://www.theotherfinal.com/



Prémios:

Prémio para Melhor Documentário do AVIGNON FILM FESTIVAL

Menção Especial no BERMUDA INTERNATIONAL FILM FESTIVAL


CRÍTICAS

ver críticas


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

ver mais informação, trailers e fotografias