O EVENTO

Aproveitando a realização da principal prova futebolística a nível global, o Campeonato do Mundo (África do Sul, 11 de Junho a 11 de Julho), o CINECLUBE DE GUIMARÃES e a FOOTBALL IDEAS (FAROL DE IDEIAS) levam a cabo um evento inédito em Portugal.

A 1ª Mostra de cinema sobre futebol, “CINEMA PRÓ MUNDIAL”, junta em Guimarães, durante uma semana, duas das principais formas culturais da Modernidade que, curiosamente, se encontraram bem cedo, ainda antes do surgimento da televisão como forma dominante de mediar a realidade.

No período imediatamente anterior ao início da Fase Final do Mundial mostramos o que de melhor se fez até hoje na ligação entre Cinema e Futebol a propósito do Campeonato do Mundo, assim como reflectimos sobre a centralidade social do futebol e as grandes transformações que têm afectado as várias vertentes desta modalidade-espectáculo-fenómeno social.

Nesta 1ª Mostra teremos a exibição de cinco filmes, entre 6 de Junho e 10 de Junho, num local privilegiado do centro histórico de Guimarães – o Largo da Oliveira.

O ciclo terá início com a realização de uma sessão-conferência (no sábado, 5 de Junho) sobre a participação de Portugal na Fase Final Mundial de 1966 (primeira e melhor participação de sempre) com a presença de intervenientes directos nesta campanha, historiadores, sociólogos e analistas de futebol.