O MILAGRE DE BERNA - A exibir no dia 7 de Junho

O FILME SEGUNDO DEREK ELLEY (VARIETY) (Traduzido do inglês e adaptado, por João Nuno Coelho)


A história centra-se numa família alemã do pós-guerra e num repórter desportivo na altura em que a Selecção Alemã Federal ganhou o Campeonato do Mundo de 1954.

Vencedor do Prémio do Público no Festival de Locarno, onde uma multidão de mais de 6.000 espectadores na Piazza Grande recebeu o filme entusiasticamente, "O Milagre de Berna" merece uma distribuição mais ampla além da Alemanha nas mãos de distribuidores dedicados, especialmente na Europa.

O título do filme refere-se a um dos dois principais eventos da consciência alemã durante a segunda metade do século 20 (o outro foi a queda do Muro de Berlim em 1989). Postos de joelhos depois da Segunda Guerra Mundial num país ocupado dependente da ajuda externa, os alemães redescobriram o auto-respeito a 4 de julho de 1954, quando ganharam o Mundial de Futebol em Berna, na Suíça. O início do milagre económico alemão do pós-guerra é também popularmente atribuído a essa data.

Embora tenha estado ausente da cena por vários anos, o realizador Helmer Soenke Wortmann foi um dos líderes no renascimento comercial do cinema alemão durante os anos 90, com a comédia de temática gay "Maybe...Maybe not", nos EUA). Depois de realizar o igualmente bem recebido "The Campus", Wortmann sofreu um revés com o ambicioso "St. Pauli Nacht".

"Miracle" mostra Wortmann de volta ao topo de seu jogo: o filme depressa agarra o espectador à história, com uma realização confiante (auxiliada pela banda sonora de Marcel Barsotti), e um design visual subtil e rigoroso. Além disso, "O Milagre de Berna" não exige ao espectador conhecimento ou interesse por futebol para se ligar emocionalmente ao filme.

Uma família operária de Essen (zona mineira do Vale do Ruhr) não tem notícias do pai, capturado pelos Soviéticos na II Guerra Mundial. A mãe Christa Lubansky (Johanna Gastdorf) gere com dificuldade um café, auxiliada pelos filhos Ingrid (Birthe Wolter) e Bruno (Mirko Lang), enquanto o filho mais novo, de onze anos, Matthias (Louis Klamroth) vive para o futebol, no qual encontra um pai-substituto no jogador alemão internacional Helmut Rahn (Sascha Göpel).

Quando o pai Richard é libertado e volta para casa, a vida familiar entra em ruptura, já que o regressado desaprova o comportamento dos filhos - os namoros de Ingrid, a rebeldia de Bruno e a paixão pelo futebol de Matthias -, e pretende restabelecer uma disciplina militar. Ao mesmo tempo, Richard mostra-se extremamente traumatizado pela guerra e pelos longos anos de cativeiro.

Paralelamente, é contada a história do jovem jornalista desportivo Paul Ackermann (Lucas Gregorowicz), recém-casado com a abastada Annete (Katharina Wackernagel), que não convive bem com as exigências profissionais da carreira do seu marido. As coisas apenas pioram quando Paul é designado para cobrir a Fase Final do Mundial-54, mas Annete surpreende tudo e todos e acompanha o marido à Suíça.

Uma terceira linha narrativa é dedicada à preparação da desacreditada equipa nacional alemã, sob as ordens do treinador Sepp Herberger (Péter Franke) e a influência do "capitão" Fritz Walter (Knut Hartwig). Entre os convocados está o "herói" do jovem Matthias, Helmut Rahn, longe de saber que iria ser um dos heróis da equipa no Mundial-

Embora o argumento contextualize adequadamente a acção, e promova o acompanhamento paralelo da vida familiar com a campanha da Selecção Alemã no Mundial, o filme assenta na ligação emocional que se estabelece com as personagens. Apesar do cenário desolador do Ruhr e do sofrimento vivido e causado pelo pai de família, o tom geral do filme é optimista e divertido, explorando as ideossincrasias alemãs e suíças, os valores característicos da classe-média dos anos 50 nestes países, e o estilo próprio dos repórteres de rádio da época.

Os desempenhos dos actores são igualmente notáveis, com destaque para a interpretação dorida mas contida do veterano Lohmeyer no papel do pai e para a emotividade e ingenuidade presentes na prestação do jovem Louis Klamroth (Matthias).

É caso para dizer que para uma produção inferior a 7 milhões de euros estamos mais do que bem servidos.



FICHA TÉCNICA

Dados Gerais

Título Original: Das Wunder von Bern
País de Origem: Alemanha
Gênero: Comédia / Drama
Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento: 2003
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Realização: Sönke Wortmann
Argumento: Rochus Hahn e Sönke Wortmann
Fotografia: Tom Fahrmann
Música: Marcel Barsotti
Montagem: Ueli Christen


Elenco:

Louis Klamroth .... Matthias Lubanski
Peter Lohmeyer .... Richard Lubanski
Johanna Gastdorf .... Christa Lubanski
Mirko Lang .... Bruno Lubanski
Birthe Wolter .... Ingrid Lubanski
Katharina Wackernagel .... Annette Ackermann
Lukas Gregorowicz .... Paul Ackermann
Péter Franke .... Sepp Herberger
Sascha Göpel .... Helmut Rahn
Knut Hartwig .... Fritz Walter
Holger Dexne .... Horst Eckel
Simon Verhoeven .... Ottmar Walter
Jo Stock .... Toni Turek
Martin Bretschneider .... Hans Schäfer


Prémios

Prémio do Público no LOCARNO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Prémio do Público no SAN FRANCISCO INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

Prémio do Público do ASHLAND INDEPENDENT FILM FESTIVAL

Prémio para o Melhor Realizador (Sonke Wortmann) no BAVARIAN FILM AWARDS

Prémio para a Melhor Actriz Secundária (Johanna Gastdorf) no BAVARIAN FILM AWARDS

Prémio para o Filme Favorito na Alemanha no EURÉGIO FILM AWARDS

Prémio do Público para Melhor Filme Alemão do Ano no GERMAN FILM AWARDS

Prémio Golden Screen no GOLDEN SCREEN (Alemanha)


CRÍTICAS

ver críticas


INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Ver mais informações, trailers e fotografias