O FILME SEGUNDO MARCOS PÉREZ BARREIRO
(elmulticine.com), traduzido e adaptado por João Nuno Coelho
A magnitude do movimento de massas que o futebol arrasta, neste caso a final do Mundial de futebol da Coreia-Japão 2002 entre Brasil e Alemanha, fica reflectida no ligeiro fluir dos ecrans de televisão em três locais tão distintos e recônditos como os desertos da Mongólia e do Sahara ou a selva amazónica.
Em "A Grande Final", nestes três locais personagens que raiam, e até tocam, o surrealista, fazem de tudo para ver o jogo do título mundial na televisão, o que implica uma paragem na habitual peregrinação das suas vidas. Uma paragem em que tudo se reduz a noventa minutos que darão sentido a vidas que pouco sentido parecem ter. Ganhar a vida a vender páginas arrancadas a uma velha revista Playboy; diagnosticar uma doença totalmente inexistente para justificar o seu mutismo; ou ainda um índio do Amazonas que transporta um número nas costas nuas como se este habitasse uma imaginária camisola da selecção brasileira, traduzem um surrealismo existencial paralelo ao surrealismo de um jogo entre 22 homens de calções ser elevado à condição de evento mais visto na história da televisão mundial.
“La gran final” provoca o riso pela singularidade das situações profundamente inverosímeis. O surreal impõe-se e ganha o jogo. E esse é sem dúvida a sua grande virtude. A contrapartida talvez seja o facto de este não ser um cinema chamado a perdurar no tempo como o jogo que retrata, que naquele dia reuniu em frente ao televisor milhões de pessoas de todas as índoles e condições nos lugares mais recônditos do planeta.
Esta “Grande Final” demonstra que o futebol une, é universal e perdura na memória de quem o vê. Demonstra que as barreiras culturais são ultrapassáveis, em prol de um ilusão tão intangível como elas próprias. Demonstra as virtudes de um jogo nascido milhares de anos depois dessas barreiras começarem a ser erguidas. Demonstra, enfim, que o cinema também pode nascer da televisão.
FICHA TÉCNICA
Dados gerais
Título Original: La Gran Final
País de Origem: Espanha / Alemanha
Gênero: Comédia
Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estúdio/Distrib.: Greenlight Media AG
Realização : Gerardo Olivares
Guião: Gerardo Olivares; Chema Rodríguez
Produção: DStefan Beiten, José Maria Morales, Andre Sikojev
Música original - Martin Meissonnier
Fotografia - Gerardo Olivares
Montagem: Rosario Sáinz de Rozas
Elenco
Atibou Aboubacar ... Hassan
Adalberto Jr. ... Missionary
Ahmed Alansar ... Aboubacar
Tano Alansar ... Hamidou
Abu Aldanish ... Aldanish
Kenshleg Alen Khan ... Kumar Khan
Mahamadou Alzouma ... André
Boshai Dalai Khan ... Turkan
Khoshibai Edil Khan ... General
Mohamed Hassan Dit Blinde ... Mihamed
Shag Humar Khan ... Dalai Khan
Zeinolda Igiza ... Grandma
Chay Kaapor ... Xico
Kinchiran Kaapor ... Gero
Piriháa Kaapor ... Caito
Wirapitang Kaapor ... Chama
Aghali Mamane ... Abdul
Esentai Samer Khan ... Kosan
Sain Shamairdan ... Shamairdan
Mohamed Telit ... Ibrahim
Prémios
ver prémios
CRÍTICAS
Ver críticas
INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR
ver mais informação, traleirs e fotografias