O Mundial está à porta e na semana anterior ao início da maior competição desportiva do planeta, Guimarães vai viver de cinema e de futebol: são cinco filmes e uma conferência, no Largo da Oliveira e no São Mamede CAE, entre 5 e 10 de Junho.
SESSÃO-CONFERÊNCIA (5 de Junho, 15 horas, São Mamede)
A sessão de abertura, REVIVER 1966-2006, com o apresentador de rádio e televisão ÁLVARO COSTA, o analista de futebol LUÍS FREITAS LOBO, o internacional português do Mundial de Inglaterra AlBERTO FESTA e o historiador do desporto FRANCISCO PINHEIRO, vai analisar em profundidade as participações da Selecção Nacional em Fases Finais do Campeonato do Mundo.
A importância histórica e sociológica destas participações, bem como a forma de jogar da equipa nacional - em termos táticos, individuais, etc - serão os principais temas desta conferência-debate.
"O ano em que os meus pais sairam de férias" (Bra., 2006)
Durante o Mundial-70 muitos brasileiros enfrentaram uma questão dolorosa: quando o futebol serve os interesses de uma ditadura como viver a paixão pelo desporto-rei e pela nossa Selecção?
Seja na Mongólia, no Niger ou no Amazonasum Mundial de Futebol chega aos lugares mais recônditos e é mesmo uma linguagem universal, que tanto nos pode separar como unir.
O filme responde à questão “Qual é a pior selecção de futebol do Mundo?” No mesmo dia da final do Mundial de 2002, o jogo entre os dois últimos do ranking da FIFA foi muito mais poético e divertido.
Numa Alemanha em reconstrução após a II Guerra, o futebol fez milagres - pelo moral de um país em ruínas e pelo jovem Matthias, cuja família se encontra em ruptura.
O Mundial de 66 (disputado em Inglaterra) visto através dos olhos de uma criança inglesa que tem todos os motivos para querer que a sua Selecção Nacional não vá à final do Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário